Regras Básicas

IMPEDIMENTO

impedimento3

O impedimento ocorre toda vez que um jogador receber um passe, e no momento em que este for executado, não houver entre ele e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time.

Quando a infração for marcada, a equipe adversária terá direito a um tiro livre indireto no local onde a falta foi cometida.


CARTÃO VERMELHO

O cartão vermelho será aplicado ao jogador quando o juiz achar que o mesmo se mostrou violento, ou quando usou linguagem grosseira; quando persistir nas infrações mesmo após já ter sido advertido; quando derrubar por trás os adversários que estiverem correndo com a bola na direção do gol; ou ao evitarem gols desviando a bola com a mão.


ESQUEMAS TÁTICOS

Os esquemas táticos são representados por números. Quando é composto por três, o primeiro equivale ao número de jogadores na defesa, o segundo ao meio-campo e o terceiro ao ataque. Quando é composto por quatro, o primeiro representa a defesa, o segundo os volantes, o terceiro os meias, e o quarto o ataque.

Os mais usados no Brasil são o 4-3-3, o 4-4-2, o 3-5-2 e em alguns casos também é adotado o 3-6-1.

Os técnicos alteram o esquema de acordo com os jogos: se são dentro de casa ou fora, se são clássicos ou jogos comuns, etc. Entretanto, alguns mantêm o mesmo padrão em quase todos os jogos. São exemplo o Caio Júnior do Flamengo, que na maioria do Brasileiro utilizou o 3-5-2, e o Renê Simões do Fluminense, que atua com o 4-4-2.


POSIÇÕES DOS JOGADORES

posicoes1

Goleiro
imagem_goleiros

leg_goleiros

O goleiro é o grande responsável pela defesa do seu time, já que tem o objetivo de impedir que o adversário marque gols. É o único jogador autorizado a tocar e agarrar a bola com as mãos.

É obrigatório que ele use um uniforme diferenciado. Além disso, não pode colocar as mãos na bola quando ela for tocada com os pés por um companheiro de equipe.


Zagueiro

imagem_zagueiros

leg_zagueiros

O zagueiro é responsável pela defesa do seu time. Sua função é bloquear as proximidades da grande área na frente do goleiro, para ajudá-lo a impedir que o time adversário marque gols.

Em geral costuma-se ver jogadores altos na posição, já que eles têm mais facilidade de cabecear as bolas para fora da área. Mas independente de suas estaturas, são jogadores com grande força e resistência.


Lateral

imagem_laterais1

leg_laterais

Os laterais são os jogadores que atuam pelos lados do campo, fazendo a ligação entre a defesa e o meio-de-campo. Ocupam essa posição jogadores resistentes e velozes.

A função dos laterais é apoiar o ataque através das faixas laterais, realizando cruzamentos e tentando fazer até algumas finalizações. Também possuem a função de conter o avanço do adversário no setor que atuam.


Volante

imagem_volantes

leg_volantes

O volante faz a ponte entre defesa e ataque. Por isso, fica situado tanto no setor defensivo quanto no meio-campo, participando ativamente em ambos os papéis.

Sua função é marcar os meias do time adversário, anulando suas jogadas. Além disso, é responsável pela distribuição do jogo de contra-ataque. Por esses motivos, precisa ser um jogador com qualidades ofensivas e que também saiba marcar.


Meia

imagem_meias

leg_meias

Os meias são divididos em armadores e ofensivos. Os primeiros são os que em geral recebem a camisa 10. São responsáveis pela criação dos lances ofensivos do seu time. Além disso, devem avançar sobre a defesa adversária.

Por tais motivos, suas características gerais são a habilidade com a bola, a capacidade de driblar, de fazer passes, e até mesmo de realizar o bom chute à distância.

Os ofensivos estão situados entre o meio-campo e o ataque. Como atuam mais perto dos atacantes, a função principal que possuem é dividir entre criação e ataque com mais efetividade.


Atacante

imagem_atacantes

leg_atacantes

Os atacantes têm como objetivo penetrar a defesa adversária. Têm como características a velocidade, domínio da bola, o drible, os passes e principalmente a finalização. No entanto, é difícil encontrar jogadores que dominem todas essas características.


Centro-Avante

imagem_centro-avantes

leg_centro-avantes

O centro-avante é o jogador que finaliza as jogadas. Por isso, não costuma se movimentar muito, ficando em diversas ocasiões isolado na área adversária. Suas características são o chute, o cabeceio e a colocação da bola dentro da área. Geralmente recebem a camisa 9.

Anúncios

One response

4 03 2008
Ricardo Ferreira

Interessante que na foto do lateral Roberto Carlos apenas se vê o seu meião. o seu famoso meião.
Parabéns à vocês pela iniciativa deste blog. Tá muito legal..

abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: