Copa do Brasil

imagem_copa-do-brasil

O Sport foi o campeão de 2008

A Copa do Brasil é disputada por 64 times: os dez primeiros posicionados no Ranking Nacional de Clubes da CBF, que é atualizado em dezembro de cada ano; e os 54 que garantirem suas vagas através dos campeonatos estaduais.

Essas 54 vagas são divididas pelas federações de acordo com os pontos que seus clubes possuem no ranking da CBF. Sendo assim, as cinco mais bem posicionadas têm direito a três vagas; as que se classificarem entre o 6º e 22º lugar têm direito a duas vagas; e as cinco últimas colocadas têm direito a apenas uma vaga.

O torneio é dividido em seis fases, que ocorrem através do sistema de eliminatórias simples, em partidas de ida e volta. Na primeira, os 64 clubes são divididos em chaves de dois. Na segunda jogam os 32 classificados, que também são divididos em grupos de dois.

Os 16 clubes classificados jogam a terceira, quarta, quinta e sexta fase em duas chaves, das oitavas de final até a final. O vencedor é consagrado campeão da Copa do Brasil, e tem vaga garantida para a Copa Libertadores da América.

Nas duas primeiras fases, o clube visitante que vencer a partida de ida por dois ou mais gols de diferença estará classificado automaticamente, sem a necessidade da realização da segunda. Além disso, para que seja definido o mandante do jogo de volta dessas fases, é analisada a posição dos times no ranking da CBF. Aquele que estiver mais bem posicionado terá o mando da segunda partida.

Para o restante da Copa, o mandante é determinado através de um sorteio realizado pelo Departamento Técnico da CBF.

Caso haja uma igualdade no número de pontos ao final dos dois jogos, entrarão em vigor os critérios de desempate, na ordem que se segue: maior saldo de gols; maior número de gols fora de casa; e finalmente a cobrança de pênaltis.

O Sport Club do Recife foi o campeão da edição de 2008. Os artilheiros desse campeonato foram o Edmundo, do Vasco, o Wellington Paulista do Botafogo, e o Romerito do Sport, com seis gols marcados.

Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: