Campeonato Brasileiro

imagem_brasileirao1

O São Paulo foi o campeão de 2008

O Campeonato Brasileiro é o principal torneio entre clubes do futebol do Brasil. O sistema de disputa é de pontos corridos, no qual os 20 times participantes se enfrentam duas vezes em turno e returno.

Esse regulamento é usado tanto na Série A quanto na Série B. Em 2009 a Série C também será disputada dessa maneira, já que vai ser criada a Série D com 40 equipes classificadas através de seus campeonatos estaduais.

Durante as 38 rodadas do campeonato, os 20 times se enfrentam e acumulam pontos de acordo com o resultado dos jogos: a vitória soma três pontos, o empate soma um e a derrota zero.

Os critérios de desempate são os que se seguem, nessa ordem: número de vitórias; saldo de gols; gols pró; confronto direto, entre os dois times empatados, somando os dois jogos que tiveram; menos cartões vermelhos; menos cartões amarelos; e finalmente um sorteio.

A tabela do Brasileirão possui três zonas de classificação: a da Copa Libertadores da América, que se estende aos quatro primeiros colocados; a da Copa Sul-Americana, que vai da quinta posição até a décima-segunda; e a do rebaixamento, que é composta pelos quatro últimos colocados.

Voltar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: